Métrica para o marketing: encontre os gaps da organização e venda mais

Fonte: 
http://www.mundodomarketing.com.br/
Data: 
28/05/2015 - 16:36

Nunca foi segredo que vender mais é o objetivo e o maior desejo das organizações e do mercado em geral. E nos últimos anos, a atenção, a criatividade e principalmente a capacidade de trabalhar sob pressão transformaram-se em virtudes essenciais para os líderes de marketing, não só pelo aumento da exigência dos consumidores como também dos executivos do board das empresas. Neste cenário, em que a demanda por retornos mensuráveis sobre o investimento em marketing é crescente, como saber se a sua estratégia está de acordo com as necessidades da companhia?

Um dos caminhos para auxiliar as equipes de marketing é aproveitar o grande volume de dados disponíveis, no universo corporativo, que podem possibilitar a realização de análises e contribuir com a definição dos melhores caminhos para a gestão de uma organização. Aqui estamos falando exatamente das métricas e da importância da interpretação adequada, assim como da escolha pelas medições mais importantes de acordo com as necessidades de cada organização, para que se possa efetivamente desenvolver e implementar ações que tragam melhores resultados.

Um ponto importante a ser ressaltado é que nem sempre as métricas devem ser consideradas um instrumento de pressão. Pelo contrário, a falta delas pode corresponder a uma ausência de argumentos para motivar a equipe a seguir para uma direção. Por vezes, algumas organizações alegam que o marketing não traz resultados, mas é uma afirmação infundada. Deve ser eliminado o mito de que metrificar inibe a inovação, o uso de modelos diferenciados ou de ferramentas alternativas de mídia. Mensurar não é coibir a criatividade e sim colher feedback  para direcionar investimentos, ou seja, uma métrica pode dar a indicação mais apropriada do momento certo para promover mudanças, ou seja, prever onde é melhor. Prever?

Esse é um outro desafio para o marketing e uma tarefa que requer trabalho em conjunto com vendas. O setor de vendas tem uma expectativa de fechamentos, contudo deve contar com o marketing para definir estratégias e ações que impulsionem os leads e que solucionam os gaps para o sucesso na persuasão com o consumidor. Além de vender, essa integração das áreas otimiza tempo, reduz custos e ainda possibilita à organização traçar estratégias que promovam seu crescimento no mercado.

Postado por Bruno Guerra

Veja matéria
 

Central de Ajuda
relacionamento@in1.com.br