CTC controla processos com a Qlik

Fonte: 
http://www.baguete.com.br/
Data: 
16/09/2015 - 10:37

O Centro de Tecnologia Canavieira, empresa de tecnologia para cana de açúcar, começou a utilizar a ferramenta de Data Discovery da Qlik para ter controle total sobre os gastos da organização. O projeto contou com o apoio da Inteligência de Negócios, revenda da Qlik.

“Estamos há cerca de um mês utilizando o QlikView e podemos dizer que ele é muito mais que uma ferramenta de business intelligence. Com ele nós desenvolvemos indicadores e dashboards personalizados, que podem ser acessados pelos gestores de cada área, sem a necessidade de envolvimento direto da equipe de TI”, afirma Edélcio Moraes, CIO do CTC.

Segundo ele, a partir do uso nas análises financeiras, a empresa planeja outras aplicações para o software. 

“Uma delas já entrou em ação, é o acompanhamento do processo de melhoramento genético de cana de açúcar por meio de biotecnologia”, explica.

O objetivo do CTC nesta nova fase é acompanhar melhor os detalhes do processo de aprimoramento de espécies, que leva, atualmente, até 8 anos.

Todos os envolvidos, desde o geneticista até o agricultor, passaram a alimentar um banco de informações, iniciativa que aperfeiçoou o controle e o tempo de ação da companhia na resolução de inconsistências. 

A meta do CTC ainda é ampliar o uso do QlikView. 

“Queremos desenvolver mais uma onda de indicadores de acompanhamento de projeto, que abranja não só o processo de melhoramento genético, mas também avalie dados estratégicos, como riscos e time-to-market, por exemplo”, explica Moraes. 

A empresa também usará a ferramenta nas áreas de recursos humanos e comercial, aproveitando a interface da solução com o Salesforce.

O CTC foi fundado há 42 anos. Nesse período, a produtividade da cana-de-açúcar aumentou cerca de 40%, a produtividade agroindustrial saltou de 2,6 mil para mais de 7 mil litros de etanol por hectare, enquanto o custo de produção caiu de cerca de R$ 3 para menos de R$ 1 por litro.

Com matriz localizada em São Paulo, a Inteligência de Negócios atua no Brasil desde 2004 e conta com filiais em Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília. Atualmente, a IN possui mais de 500 clientes.

Veja matéria

Central de Ajuda
relacionamento@in1.com.br